Dicas de Segurança - Segurança para Idosos

O número de brasileiros com mais de 60 anos já superou os 30 milhões, de acordo com pesquisa do IBGE. E segundo o estudo, a tendência é que o envelhecimento da população acelere e com isso, cada vez mais será preciso adaptar diferentes ambientes, de modo a dar mais conforto e manter a casa segura para idosos.

Neste aspecto, a tecnologia e a evolução dos equipamentos eletrônicos são fundamentais. Com diferentes dispositivos, será possível equipar as residências, deixando as atividades do dia a dia mais práticas e cômodas. Tudo para que, mesmo com as implicações físicas e motoras que vêm com o passar dos anos, as pessoas possam manter sua independência, sem deixar de lado a segurança.

Algumas das opções em tecnologia que a HM tem para ajudar a facilitar a rotina desses idosos são:

1.   As fechaduras digitais trazem praticidade e segurança para abrir e fechar portas. Elas dispensam o uso de chaves e ajudam quem tem dificuldades na visão, pois não é preciso ficar procurando o encaixe correto. Este dispositivo funciona por meio de senhas, com display sensível ao toque, por meio de biometria ou ainda por tags de proximidade. Também pode-se usar a senha ou colocar a leitura da digital para abrir a porta, facilidades que podem ser utilizadas, por exemplo, por cuidadores ou familiares.

2.   As câmeras wi-fi são grandes aliadas para quem precisa acompanhar de perto a rotina de um idoso, especialmente aqueles que precisam de maiores cuidados. Isso porque, para funcionar, estas câmeras precisam apenas de conexão wireless e uma tomada. Os equipamentos permitem que se tenha acesso às imagens via smartphone, recebendo notificações por movimento e com a possibilidade de falar com o ambiente (interação por voz). 

3.   O videoporteiro permite que, além do áudio, a imagem do visitante possa ser vista pelo display. Assim, quem estiver em casa pode atender chamadas de portas e portões externos sem sair de dentro do ambiente. Além destas, há outras vantagens como a emissão de avisos sonoros se o portão ficar aberto e a função “Siga-me”, que está presente em alguns modelos. Neste caso, a chamada poderá ser encaminhada para um número pré-programado.

4.   Os sensor de iluminação se instalados em locais estratégicos, como corredores, varandas, escadarias, garagens, áreas comuns de condomínios etc, o sensor de presença para iluminação pode facilitar muito o dia a dia. Isso porque a lâmpada acende quando detecta o movimento no ambiente.

Mais notícias